| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

SandBox

Page history last edited by PBworks 17 years, 3 months ago

OLá vamos escrever uma história eu começo e vocês continuam!

Era uma vez uma professora que morava perto de Três Cachoeiras e queria muito estudar,fez o vestibular na UFRGS e passou... E todos não cansavam de lhe parabenizar e perguntar: Como será essa faculdade? Como é que funciona esse curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância?? Ao que, às vezes,ela respondia...''Não sei ao certo, mas o certo é que quero buscar novos desafios, aprender coisas novas, conhecer pessoas e aprimorar meu trabalho como professora. Acho que é um curso bem diferente, afinal, é a distância!

 

E todos, espantados e em uníssono, diziam: a distância???''

 

È a distância.Mas acredito que mesmo sendo a distância estaremos muito presentes nas vidas dos professores e que por ser um curso da UFRGS nos trará muitos novos conhecimentos, só não sei como serão os trabalhos.Alguém pode me responder?

 

(Andréia Mengue Carlos)Sim, nossas aulas e trabalhos serão basicamente na Web, nós aprenderemos novas tecnologias e isto é muito importante para nosso crescimento pessoal e profissional, estou muito otimista para o início das aulas.

 

(Rosimeri Cardoso) é isso aí colega, só que agora nossas aulas já começaram, estou impressionada com tanta tecnologia, já aprendemos coisas incríveis que eu nem imaginava existir. Até parece que esse curso da Ufrgs nem é a distância, você não acha?

 

(Cleide Cardoso)Enquanto Rosi e Andréia dialogavam no laboratório de informática no pólo de Três Cachoeiras, o grande grupo sussurrou... Não acredito!!! Era uma mistura de sentimentos, ambas preocupadas com os anseios do curso, e os demais colegas com uma expressão de pavor.

Rosi e Andréia olharam-se rapidamente...

 

(Gizelda Ritter) O que aconteceu? Uma pane geral nos computadores e apagou tudo. E agora?

 

(João Ricardo) Aquela expressão de pavor manifesta pelos colegas, tornou-se mais aguçada. Porém,algumas colegas disseram que não era necessário tanto pavor.Que deveriam manter a calma e chamar as tutoras do curso; pois elas estão sempre preocupadas com a gente e prontas para socorrer e nos acalmar.

Chamaram as tutoras e....

 

(Maria Aparecida)Elas,tentaram resolver o problema,mas de repente a luz apagou...

 

(Marli) mas foi só uma queda de luz, voltou e realizamos os trabalhos...

 

(Cristiane Scheffer) Como eram muitos os trabalhos, retornamos ao Pólo no outro dia para terminar e foi bom, pois eu estava com dificuldades e chegando lá os colegas e tutores me ajudaram.

 

(Joseide) Um pouco apavorada com tantas tarefas a cumprir, consegui realizar as atividades da semana. Mas a expectativa é grande e paro a pensar,o que será que vem pela frente...

 

(Elizete)Muitas atividades,interdisciplina nova por aí...E com isso teremos melhor aprimoramentos na área da tecnologia,para colocarmos em prática com nossos educandos.E com isso...

 

(Elaine) A professora foi descobrindo que a caminhada é cheia de obstáculos e de conquistas...

 

(Loiva) A professora também se deu conta que estava muito preocupada com a tecnologia e lembrou que este é um curso de PEDAGOGIA, e que a tecnologia é apenas uma ferramenta...

 

(Aline)E que às vezes a tecnologia torna-se um impecílio para avançar no propósito do curso.Está envolvendo muito do seu tempo em função das dificuldades tecnológicas do que as pedagógicas.

 

(Marisete) Pois ela, não tem computador em casa e não dispõe de internet,mesmo quando vai oa pólo dispensa muito tempo nas tentativas e acertos.

 

(jaquelini) Muitas vezes pensou em desistir do curso porque se sente muito sozinha,com muita dificuldade em manucial o computador e até se sente desanimada, pois ela está sobre carregada.Mas ela pensa estou fazendo um curso e não posso desistir,EU VOU CONSEGUIR.........

 

(Fabiana) Esta professora tem certeza de que isso tudo é o que realmente ela sempre quiz, se aprofundar, buscar novos conhecimentos para conseguir ser uma ecxelente profissional.

 

(Tamires Dimer)Um dia, chegando ao pólo, sentou-se em frente a um computador e ao abrir o rooda, deparou-se com muitos trabalhos, entao disse:

 

(Jucimara Medeiros) “Meu Deus que tantas atividades temos para esta semana!” Então se desesperou dizendo que não iria dar conta de todas aquelas atividades. Mas com a ajuda das colegas e professores do pólo, ela concluiu todas as atividades daquela semana........

 

(Mara Braum) ...mas sabia que uma nova semana estava começando e novos desafios certamente viriam. No entanto ela estava otimista, apesar do cansaço porque ...

 

(Maria do Carmo)...ela tinha certeza de que realizaria suas atividades sem maiores dificuldades e se aparecessem ela poderia contar com ajuda das colegas e das tutoras.Além do mais ela dominava as ferramentas que tinha que usar.

 

(Dulce) Em meio a tantas atividades, o mais importante é que a professora já tinha aprendido muito e suas aulas já estavam se enriquecendo. A troca de experiências com as colegas estavam ficando cada vez mais interessantes.

 

(Débora) Pensar em desistir? Claro que não, pois no curso só estava adquirindo mais conhecimento para aplicar em suas aulas. Na escola onde está trabalhando, as colegas professoras que não estão nesta faculdade já estão "morrendo de inveja" em meio a tanta coisa nova que ela anda aprendendo...

 

(Stela Maris) E a professora quase desistiu! A vida dela estava muito complicada! Mãe de primeira viagem aos 42 anos (feliz da vida e realizada), trabalho de 44 horas semanais e, na escola que ela trabalhava, ninguém estava dando a "menor bola" para o fato de ela estar cursando a universidade, na UFRGS e a distância! Ajuda e reconhecimento? só da família e da colega Mara...

 

(Renata)Aliás Mara para quem naõ sabe, é uma amiga de infância e sempre está pronta para ajudar. Dessa vez teve uma idéia para ajudar a amiga.

 

 

(Elaine Lazzarotto)Amiga, vamos fazer as atividades em duplas, assim uma ajuda a outra.Iremos nos reunir pelo menos uma vez por semana em minha casa , podes escolher o horário e uma vez por semana no polo, o que vocÊ acha, é possíve?

 

(Simone Lentz) Claro que sim amiga!!! Isso será maravilhoso, assim trocaremos juntas: idéias, conhecimentos, aprendizagens, etc.. Vamos marcar todas as tercas-feiras para ir ao Pólo???

 

 

(Liziani Evaldt) Por min tudo bem, disse a professora de nossa história que se chama Maria Lúcia. Trocaremos idéias todas as terças-feiras, mas eu como não tenho computador em casa irei ao pólo quatro vezes pór semana.

 

(Catiane Vargas)Sem problemas, na verdade no pólo temos mais chances de aprender, pois as dúvidas vão surgindo e os colegas e tutores nos ajudando, em grupo a caminhada fica muito mais interessante, você não acha?

 

(Carem)Sim, juntos, a aprendizagem é muiiiiito maior.E é por isso que a professora resolveu criar blog e pbwiki com seus alunos, porque criando-os exercitaria a prática, faria sua aula mais produtiva e criativa.

 

(Josiqueli)No início era tudo muito novo para os alunos, que se admiravam ao ver as utilidades da máquina. Será possivel aprendermos isso tudo? Quanto tempo levaremos?

A anciedade crescia cada vez mais .

 

(Carine)Mesmo com tantas dúvidas e inquietudes,todos davam o melhor de si.Certo dia, ao término de uma interdisciplina quando os professores da UFRGS abriram o pbwiki do pólo...

 

(Simone mengue)...se admiraram com o que viram. As alunas tinham criado páginas maravilhosas sobre a escola em que trabalham no pbwiki.As professoras deram os parabéns pela criatividade das alunas.

 

(Tânea) Então todas perceberam que o segredo do sucesso está na união e estudo em grupo. Por isso a dupla que encontrava-se nas terças-feiras contou com o apoio e participação de mais colegas. O grupo, muito interessado, foi ficando cada vez mais...

 

(Andreia Borges) ...entusiasmado. Juntas tudo ficou mais fácil, assim novas idéias surgiam com o diálogo e a troca. Mas a cada segunda-feira eram postados novos trabalhos e a professora e seu grupo...

 

(Elenice Hahn)...reuniam-se para tentar resolver as atividades, da melhor maneira possível,pois as atividade estavam aumentando e os alunos de cabelo em pé...

 

(Maria de Lourdes)...só que atualmente ,o motivo do alvoroço não é mais achar que não sabe nada,não vai conseguir fazer,pensar até em desistir;agora é querer fazer mais e melhor,aproveitar a visita ao pólo para tirar dúvidas com as tutoras ,trocar idéias com as colegas,saber da próxima aula presencial,rever os mestres,conhecer os mestres que estão chegando...

 

(Maria Elisete)O problema todo é ter dificuldade de postar e criar os blogs,pbwiki ,etc. Tudo isso esta muito complicado ,tu chega com as atividades para postar e não consegue, volta para casa, sem fazer nada com vontade de desistir.

 

(Josiane Konig)Imprevistos acontecem.Afinal, estamos trabalhando com tecnologia.E até mesmo ela, às vezes falha. Precisamos ter paciência e persistência. Pois, existem certas oportunidades que são únicas na vida da gente. Aproveitem esta oportunidade; de estarem cursando uma faculdade da UFRGS.Lá fora com certeza, existem inúmeras pessoas que gostariam de estarem nosso lugar. Pense nisso; e siga em frente.

 

(Edivan) É isto mesmo! imprevistos acontecem, e é através deles que crescemos. Nada em nossa vida é em vão. Tanto aprendemos com os nossos erros, quanto com os nossos acertos. O importante é amadurecermos, como pessoa. Falhas, concerteza, pelo caminho aparecerão, mas, muitos acertos também. Precisamos aprender a olhar mais para as nossas conquistas do que, para as nossas derrotas. Pois na vida, tanto perdemos como ganhamos, o que não podemos fazer, é estacionar nas perdas e falhas.

 

(Micheline) "Mas ela percebeu, que nem só de tecnologia vive essa faculdade!" Será preciso muito estudo, pesquisa e dedicação. Pois os conteúdos estão aí e ...

 

(Cristina Machado)...se estamos numa faculdade como esta, devemos aproveitar tudo o que podemos. Ficou espantada com tantas atividades novas e atrapalhada com tudo, pediu ajuda para as tutoras que...

 

...Sempre estão prontas para ajudar onde apresentamos dúvidas ou dificuldades,tornando mais fácil nosso desempenho.(Maria do Carmo)

 

(Cristiana Selau) Com tudo que estamos aprendendo nossa vida profissional começa a melhorar. Por exemplo, meus alunos não tinham aula de computação, agora já tem, e por quê? Porque agora eu sei, melhor dizendo, acho que sei.

Sinto que a dificuldades minhas, são também de vários outros colegas.

Mas o tempo foi passando e está professora que no começo estava assustada agora já está muito otimista.

Sinto que as dificuldades minhas são também de varias colegas, mas...

 

(Edinara)Aos poucos elas vão descobrindo coisas novas e ensinando umas as outras, embora não saibam muito o importante é que elas estão trocando suas experiências ...

 

(Elenice)...discutindo as atividades de sala de aula, enfim, o curso está proporcionando muitas descobertas e novas amizades.

 

 

(Eliane)Com a ajuda das colegas e a troca de experiências vamos chegar lá, as vezes sentimos dificuldades mas precisamos ter persistência e lutar por aquilo que queremos, o não podemos é desistir.

 

 

( Patricia Barbosa )não podemos desistir mesmo que muitas vezes as lagrimas cubram nosso rosto e sentimos um enorme peso em nossos ombros, não podemos desistir e NÃO VAMOS! Temos garra, determinação e fé para continuarmos essa caminhada.

 

(Nádie Machado)Uma das professoras do curso, que acompanhava a caminhada dos alunos desde o início, resolveu fazer uma visita para a turma e aproveitou para comentar sobre os progressos da aluna, a Professora Maria Lúcia. Observou que no início ela expressava os temores compartilhados pelo grupo, quando todos estavam muito assustados diante das novidades: curso a distância, tecnologias, interdisciplinas, etc. Mas, ao longo do tempo a força e garra dos alunos (juntamente com o apoio da equipe) foi vencendo os obstáculos e descobrindo estratégias, especialmente coletivas, de superação dos problemas. O que, inicialmente, parecia intransponível tornou-se solucionável, mediante a ajuda de colegas. As "reuniões de terças-feiras" são um exemplo destas estratégias... Outra constatação da professora, diz respeito a uma observação muito pertinente de que este é um curso de PEDAGOGIA, e as tecnologias realmente são ferramentas. Ela parabenizou a aluna pela sua criatividade em registrar a autoria das constribuições e a aplicação dos novos conhecimentos em suas práticas pedagógicas. Para finalizar a professora deixou um recado para Maria Lúcia transmitir aos seus colegas: os primeiros passos sempre são os mais difíceis, mas se houver uma mão para nos amparar com o tempo aprendemos a correr... E, ainda manifestou o desejo de que continuem a registrar (a muitas mãos) esta bonita estória de vida, que poderá servir de exemplo a outros que venham a trilhar caminhos semelhantes. Deixou um grande abraço a todos e prometeu retornar em breve.

 

 

(Edivan Machado)...Maria Lúcia não via a hora de chegar a próxima terça - feira para poder comunicar as suas colegas, o recado deixado por uma das professoras do curso à todas as cursandas. Enquanto este dia não chegava, Maria Lúcia refletia sobre as palavras deixadas pela mesma. Nesta sua reflexão, acabou destacando a importância de cada uma das alunas e alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia. Já que, se não fosse a presença de cada um deles, este projeto não poderia se concretizar. Mas os olhos lacrimejaram quando percebeu que estava incluída na história da universidade. Por se tratar do primeiro curso à distância, os universitários desta modalidade estavam ajudando a concretizar mais uma etapa e mais um projeto da instituição, como sendo os primeiros alunos engajados numa experiência inovadora, mas de intensa dedicação e de grandes investimentos.

 

(Gizelda Ritter) Na reunião de terça-feira Maria Lúcia comentou que havia constatado que três colegas não estão mais freqüentando o Curso e ficou muito triste. O que poderá fazer para ajudar estes colegas? Não podemos deixar ninguém pelo caminho. Ajudem por favor!!!

 

 

(Liziani Evaldt) Para poder ajudar essas colegas seria necessário em primeiro lugar saber as causas dessas desistências. Para tanto foram convidadas para virem até o pólo as colegas que haviam desistido do curso.

 

(Carine)Ao chegar ao pólo foram muito bem recepcinadas por seus colegas, esses que fizeram questão de demonstrar a falta que estavam sentindo delas.

Então começaram a colocar seus problemas,quando foram interrompidas por uma das alunas dizendo...

 

(simone mengue)..meninas, tenham calma, eu sei como vocês estão se sentindo,eu também já me senti assim. Temos que ter calma em meio as aflições, pois tudo na vida depende de muito esforço e dedicação.Nada na vida acontece por acaso, tudo tem um porquê. A vida nos coloca à prova, por isso não devemos desistir nunca,agora levantem a cabeça e bola pra frente, que temos muitos trabalhos para realizar.

 

(Stela Maris)Ouvindo isso, as alunas desistentes entenderam que "viver é correr riscos, transpor desafios", e que , tudo o que acontece na nossa vida tem um propósito... E perceberam com esse entendimento que é necessário muito esforço, dedicação e paciência para se alcançar algo sonhado.

Maria Lúcia comentou com as alunas: Precisamos trilhar novos caminhos juntas, em grupo. Devemos voltar e recomeçar sempre que a caminhada se torna muito árdua. Viver é um eterno...

 

(Cristina Bauer)Ela percebeu também que ninguém era mais a mesma pessoa que começou o curso no dia 21 de agosto. Esta trajetória deixou marcas profundas de crescimento. Mesmo quando algumas pensavam em desistir, já estavm contagiadas pelo fascínio do aprender coisas novas, seus espíritos não sobreviverão sem estas constantes novas aprendizagens.

 

(Nádie Machado)A professora ficou sabendo da angústia de seus alunos e, mesmo sabendo que as alunas desistentes estavam amparadas pelos colegas, decidiu fazer uma visita ao Pólo para conversar com estas alunas e discutir estratégias de apoio. Como a Maria Lúcia é a porta-voz do grupo, a professora pediu que ela avisasse as colegas que estaria presente no encontro do dia 30/11. E, mesmo estando com muita saudade de todos, daria uma atenção especial para estas alunas que estavam enfrentando dificuldades de se manterem no curso. Maria Lúcia, como sempre muito atenta e solícita se comprometeu de contatar as colegas...

 

(Maria do Carmo)e ver o que aconteceu e quais foram os motivos que as levaram a interromper esta caminhada que parecia tão fascinante,desafiadora.Como Maria Lúcia não desiste facilmente de seus propósitos...

 

(Renata)resolveu ajudar as colegas oferecendo sua casa para que pudessem realizar suas atividades no final de semana, para que não desistissem do curso.

 

(Eliane)Devemos estar sempre prontas para ajudar os colegas sempre que apresentarem dificuldades, pois sabemos que no momento de aflição e fraqueza podemos desistir facilmente das atividadese que estamos fazendo, então devemos pensar que acaminhada não é tão difícil quanto parece e devemos seguirmos em frente.

 

(Dulce) As atividades foram seguindo e a cada uma realizada iam se sentindo em constante crescimento. Um ajudando o outro era tarefa de muito prazer para todos. Os novos desafios que vinham surgindo estavam sendo superados com mais tranqüilidade, com ajuda coletiva tudo se tornou mais fácil.

 

(Débora) O tempo ia passando e quando perceberam já era fim de novembro. Quanta coisa já tinham realizado em tão pouco tempo. Já dominavam ferramentas desta tecnologia tão nova para muitos, o conhecimento adquirido já era notável em cada um. O mais importante foi como aprenderam a trabalhar coletivamente, um contribuindo com o outro.

 

(Jucimara)Todas estão mais confiantes e animadas, pois com a ajuda das colegas muitas estão conseguindo realizar as atividades em dia.

 

(Edinara)Ao conversar com outras colegas elas perceberam que um semestre está quase no fim, e podem ver quantas coisas aprenderam. Mesmo com dificuldades elas conseguiram e continuam enfrentando as barreiras que estão surgindo.

 

(Elenice Magnus)Essas barreiras, muitas vezes objeto de desânimo e vontade de desistir, hoje são instrumento de prazer e vitória, e com certeza serão as primeiras de muitas.

 

(Cristiane Mengue)E como o semestre já está no fim, todos estão juntos anciosos para a realização das atividades que faltam para regularizar e as que ainda estão sendo postadas, que com certeza estão sendo e serão instrumentos de maior aprendizagem.

 

(Marie Jane) É impressionante constatar que um semestre voou e que todos os que se propuseram a continuar estão voando cada vez mais alto. A profa. Maria Lúcia suspira aliviada e orgulhosa com tantas conquistas em tão pouco tempo. Ela presenciou as aflições e as incertezas iniciais, mas confiava que essas eram temporárias e pensou: Puxa, já estamos nos despedindo do primeiro semestre! Aquela festa foi um marco em congregar desejos, sonhos, realizações deste pólo e dos demais. O primeiro semestre, na visão de Maria Lúcia, foi a prova de fogo, foi o mais difícil. Quem passasse por este, olhasse para trás e refizesse os passos constataria tudo o que realizou. Nossa! Esta pessoa tem todas as boas razões para cantar: Oh, abre alas que eu quero passar...

 

(Vanícia Behenck) E concerteza no próximo semestre dificuldades serão encontradas, mas a vontade de continuar realizando um ótimo trabalho fará enfrentar todos os obstáculos que surgirem.

Comments (4)

Anonymous said

at 9:04 pm on Oct 1, 2006

(Cristiana)Mas as aulas foram acontecendo, as atividades foram ficando mais dificeis, o medo de não conseguir foi almentando a cada dia que se passava, junto com a perseverança e a vontade de vencer. Juntamente com os colegas e tutores estava ficando tudo mais claro, foi ai que aconteceu algo inesperado...

Anonymous said

at 1:28 am on Oct 3, 2006

Concordo com você, pois no inicio parecia tudo muito confuso(como o conto da ilha desconhecida. Mas sempre temos que acreditar em nossa capacidade e sequirmos em frente....

Anonymous said

at 9:50 am on Oct 7, 2006

Na caminhada a professora foi percebendo que todos os desafios são cheios de obstáculos, mas também de conquistas...

Anonymous said

at 11:43 pm on Nov 22, 2006

Gostei dessa atividade de "escrita junto com". Será que vai dar certo essa estratégia para as alunas retornarem?

You don't have permission to comment on this page.